Sorriso saudável

Para se ter um sorriso saudável é preciso tomar cuidados com algumas doenças como, por exemplo, a cárie que é uma das doenças dentárias mais frequentes, geralmente, decorre de uma dieta inadequada, higiene bucal deficiente e o consequente acúmulo de placa bacteriana.

Para evitar, basta reduzir a ingestão frequente de açúcares e adquirir o hábito de fazer uma correta higienização após todas a refeições.

Placa bacteriana e doenças das gengivas

A placa bacteriana nada mais é do que o acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes. É o principal fator que causa as doenças mais comuns da cavidade bucal: a cárie e as doenças gengivais (gengivite e periodontite).

Quando não há uma boa escovação, a placa bacteriana se acumula e pode se infiltrar entre os dentes e a gengiva, causando sangramento, vermelhidão e inchaço, que são os principais sintomas da gengivite.

Essa infiltração pode se prolongar ainda mais e endurecer, formando tártaro. Juntamente à placa bacteriana, o tártaro pode agravar a gengivite, deslocando o dente da gengiva, comprometendo assim a estrutura óssea (sintomas da periodontite), que pode causar a queda do dente.

A importância do fio ou fita dental

A escovação não é o suficiente para deixar os dentes livres das ações bacterianas. O uso do fio dental é fundamental para a remoção da placa bacteriana e de resíduos de alimentos que ficam entre os dentes, lugares onde a escova não alcança.

Para usar o fio dental adequadamente, corte um pedaço de aproximadamente 45 cm e segure-o com os dedos indicadores e polegares. Curve o fio na lateral do dente e movimente-o para cima e para baixo, deslizando cuidadosamente na linda da gengiva. Limpe o dente da esquerda e o da direta de cada espaço.

A importância do flúor

O uso diário de flúor é muito importante no combate às cáries. O flúor deixa mais forte a superfície do dente (esmalte) criando uma barreira protetora. Ele protege os dentes dos ataques ácidos da placa bacteriana, que podem provocar doenças dentárias, como a cárie e a gengivite. Existem vários tipos de flúor e estudaremos o mais adequado para o seu caso.